Você, Volveiro, sabe o que significa cada um desses nomes?
O XH vem de extra heavy, ou seja, um bruto que puxa muito! Um extra pesado.
Os modelos mais antigos faziam referência a litragem do motor no nome. O N10, com motor de 10 litros, segue essa lógica. Já o N vem da palavra em inglês nose, que pode ser traduzida como nariz e faz menção ao design bicudo.
Seguindo o mesmo padrão, esse Volvo usa o N por ser um bicudo e o L faz relação a cabine mais larga que permite aumentar a cama.
Os modelos com F no nome se referem a Frontal, frente reta, a famosa cara chata. Já o H faz referência a High que em inglês significa alto, ou no caso, cabine alta.
Agora ficou fácil né? De cara chata, o FH16 ganha os dois números no nome em referência ao volume do motor de 16 litros.
O VNL é um Volvo bicudo (letra N de nose) com a cabine mais larga e espaçosa (letra L de larger).
Com frente reta e cabine baixa, o FL vem dos termos Frontal (pela cara chata) e a letra L vem do termo em inglês lower, que pode ser traduzido como “mais baixo”.
Assim como no FH, o FM de cara chata tem o F e o M faz relação ao termo inglês Medium, um caminhão médio de frente reta.
Com cara chata (letra F), cabine média (letra M), o FMX ganhou o X para representar o termo Extreme, dos modelos vocacionais que atuam fora de estrada.
O VM é o Volvo Médio, semipesado. Na configuração vocacional mais pesada, ele é chamado de VM 32 Toneladas, que inclui no nome o peso máximo de carga.
Via https://www.volvotrucks.com.br/pt-br/news/blog/institucional/significado-nomes-dos-caminhoes.html