Filiais
Piracicaba / SP
Sumaré / SP
Ribeirão Preto / SP
S. J. do Rio Preto / SP
Guarulhos / SP
São Bernardo do Campo / SP
Home Compras Online Filiais Vendas Notícias Dicas Técnicas Garantia Contato

Volvo - Diferencial

Cinque Terre

Diferencial, funcionamento

O acionamento dos diferenciais é efetuado por meio das engrenagens da caixa de transferência no diferencial dianteiro (EV 87). A força do motor, através da caixa de mudanças, é transmitida a ambos os diferenciais por meio do diferencial da caixa de transferência. As planetárias do diferencial transmitem rotação a engrenagem de acionamento do diferencial dianteiro e ao eixo de saída para o diferencial traseiro.

Qualquer diferença na velocidade de rotação entre o diferencial dianteiro e o traseiro, será compensada com a ajuda do diferencial da caixa de transferência. Quando a diferença de rotação entre os diferenciais se torna demasiado grande, devido a condução em terreno escorregadio, a caixa de transferência distribui a rotação recebida pelo eixo de entrada, enviando maior rotação para a engrenagem planetária que oferece menor resistência às engrenagens satélites.

Desta forma a engrenagem planetária, que transmite rotação ao diferencial cujos semi-eixos patinam, gira com maior velocidade que a planetária oposta (que em alguns casos pode permanecer parada) enquanto o eixo de entrada e a caixa de transferência giram.

Com o bloqueio da caixa de transferência, a distribuição de rotação torna-se igual para os dois diferenciais, eliminando o efeito diferencial entre os dois eixos traseiros do veículo.

O bloqueio da caixa de transferência e os bloqueios dos diferenciais dos eixos traseiros são acionados por intermédio de um interruptor no painel de instrumentos. Quando o bloqueio do diferencial é acoplado, acende–se uma lâmpada indicadora no painel de instrumentos. Se o motor estiver funcionando, soará ao mesmo tempo um alarme sonoro (cigarra).

Os sensores do bloqueio dos diferenciais estão instalados na carcaça dos eixos e são acionados pelos garfos dos bloqueios. O indicador do bloqueio da caixa de transferência encontra-se na válvula solenóide que libera ar para o alojamento do comando do bloqueio. O indicador é acionado quando é liberado ar para o alojamento do comando do bloqueio.

Válvula solenóide

Válido para o acoplamento do bloqueio do diferencial:

Ao conduzir o veículo sobre uma superfície escorregadia, deve ser usado em primeiro lugar o bloqueio da caixa de transferência. Se o caminhão, mesmo assim, continuar a patinar, devem ser acionados os bloqueios dos diferenciais.
Deve-se tomar o maior cuidado ao conduzir o caminhão com os três bloqueios aplicados, pois desta forma o veículo tem a tendência de seguir em linha reta.

Instruções gerais para o engate dos bloqueios:
Os bloqueios dos diferenciais só devem ser usados quando se trafega em terrenos escorregadios.
Acionar o bloqueio do diferencial antes de chegar ao terreno escorregadio. O acionamento pode ser efetuado com o veículo em movimento, independente da velocidade e do peso da carga, porém apenas quando o veículo trafegar em linha reta e com as rodas motrizes com a mesma rotação, ou seja, sem que nenhuma roda esteja patinando.

Nota! Ao encontrar uma curva com piso firme, o bloqueio deverá ser previamente desacionado.

Isto é especialmente importante quando o veículo estiver carregado. Se esta medida não for observada, poderão entre outros danos, partirem-se os semi-eixos.
Sempre desacionar os bloqueios antes de entrar em uma curva, pois durante a mesma não será possível o desacionamento.

Não acionar o bloqueio do diferencial com uma das rodas motrizes patinando.

Neste caso o acoplamento deverá ser feito da seguinte forma:

Pressionar o pedal da embreagem, acionar o interruptor do bloqueio do diferencial, engrenar uma marcha adequada e soltar lentamente o pedal da embreagem. Se o bloqueio do diferencial for acionado com uma das rodas patinando, as luvas de acoplamento do bloqueio serão danificadas.
Ao conduzir o veículo, utilizando correntes nas rodas, não se deve acionar o bloqueio do diferencial.
O uso de corrente em uma roda que estiver patinando pode causar danos aos semi-eixos.

Fonte: Volvo do Brasil


Piracicaba / SP
Avenida 31 de Março, 1780
Paulicéia
CEP: 13424-200
(19) 3301-5400
comercialmotorvol@gmail.com


Sumaré / SP
R. Gumercindo de Couto, 115
Jd. São Judas Tadeu
CEP: 13180-520
(19) 3854-6761
comercialmotorvol@gmail.com


Ribeirão Preto / SP
R. Antonio P. Magaldi, 38
Jd. Interlagos
CEP: 13093-040
(16) 3629-5117
ribeiraopreto@motorvol.com.br


S. J. do Rio Preto / SP
Av. Floriano A.Cabrera, 1241
Res. Cidade Jardim
CEP: 15081-190
(17) 3227-9100
saojosedoriopreto@motorvol.com.br


Guarulhos / SP
Avenida Santos Dumont, 1749
Cumbica
CEP: 07180-270
(11) 2446-1536
comercialmotorvol@gmail.com


São Bernardo do Campo / SP
Avenida Capitão Casa, 506
Vila Jerusalém
CEP: 09811-251
(11) 4941-3016
comercialmotorvol@gmail.com



© 2017 MOTORVOL - MATRIZ - Todos os direitos reservados